domingo, 10 de maio de 2009



UM DIA NA VIDA DO MAIOR NADADOR DO MUNDOArtigo do Jornal Sun Baltimore acompanhando a rotina diária do maior nadador da atualidade, Michael Phelps, argigo de Paul McMullen tradução de Alex Pussieldi.
Michael Phelps
O jornalista Paul McMullen do Jornal Sun Baltimore passou um dia completo acompanhando a rotina do nadador Michael Phelps. Acompanhando a cada minuto da vida do maior nadador do mundo, Paul descreve com detalhes alguns fatos interessantes no dia a dia de Phelps.
Michael Phelps, 18 anos, vive com a mãe em Rodgers Forge, e dirige seu próprio carro, um Cadillac Escalade 2000 ganho da USA Swimming e totalmente equipado com um sistema de som de fazer inveja a qualquer um. Isso tudo foi acompanhado no dia 16 de setembro passado.
Phelps se graduou em High School em junho passado, e pretendia tomar algumas cadeiras no Loyola College nesta temporada, entretanto os grandes resultados obtidos e principalmente a preparação específica para Atenas, o fizeram trocar de idéia. Por enquanto, ele é nadador 100% do seu tempo. Já faz dois anos que Phelps é nadador profissional após assinar seu primeiro contrato com a Speedo.
06:25 AM – Phelps desce as escadas da sua “Townhouse” e dá um cansado “good morning”. Nos últimos 5 anos, ele tem nadado cerca de 4 vezes por semana duas vezes ao dia.
Um prato de cereal com leite é seu único alimento antes de sair. Detalhe o leite estava sendo lambido pelo um de seus gatos Savannah. O suficiente apenas para sair em tempo para o treinamento.
A bordo do seu Cadillac Escalade equipado com touch-screen CD changer e televisão, Phelps não checa o trânsito ou o sistema de seu carro, ele prefere escutar Notorius B.I.G., mas Eminem é disparado o seu favorito para lhe preparar para qualquer prova. “É muito cedo para escutar outra coisa, isso é para relaxar..” diz Phelps.
Um pouco mais do que 5 quilômetros entre a sua casa até o Meadowbrook Aquatic and Fitness Center.
06:50 AM – Phelps já está alongando na borda da piscina. Na água apenas a equipe masters que está encerrando o treinamento para a entrada do grupo principal treinado por Bob Bowman.
Mais de 550 vezes ao ano, Phelps e outros membros da equipe de elite do NBAC – North Baltimore Aquatic Club realizam treinos por ano. O treino está escrito em um quadro branco ao lado da piscina.
“Eu estou todo duro” diz Kevin Clements, companheiro de Phelps e que esteve no Mundial de Barcelona com a Seleção Americana disputando os 200 medley.
“Você está?” pergunta Bob Bowman, “Parabéns... objetivo atingido.Todo mundo era para estar duro hoje, porque ontem foi duro mesmo” completa o treinador que soa em tom de brincadeira.
Kevin Klements ficou em 3o no Olympic Trials de 2000 perdendo a vaga para Sidney, agora ele já é o 2o melhor nadador de medley americano atrás apenas de seu companheiro de treino, por acaso recordista mundial Michael Phelps.
No treino está também a veterana Marianne Limpert de 30 anos de idade, atleta canadense que busca a sua 3a Olimpíada recém transferida para o NBAC. Outros dois nadadores também estão no grupo: Emily Goetsch que acabou de conquistar o seu primeiro título nacional no Senior Nationals nos 100 borboleta e Jamie Barone uma nadadora de peito já pré-classificada para o Olympic Trials do próximo ano. Detalhe Emily Goetsch deveria iniciar o seu primeiro ano de faculdade este ano em Southern Califórnia, mas decidiu prorrogar para o próximo ano afim de se preparar melhor para Atenas.
07:35 AM – Com o sol já despontando sobre o complexo indoor o treinamento na água está começando.
“Olhe suas viradas” é a primeira observação de Bowan para Phelps. “Veja como Kevin está saindo rápido da borda todas as vezes? Veja como os pés deles estão saindo mais rápidos...” completa a informação.
08:20 AM – O grupo de 4 nadadores sai para uma pequena corrida de 4,5 quilômetros até o Robert Lee Park, um parque próximo. Phelps sofre de um problema de joelho que o impede de fazer esta atividade, substituída por alguns minutos na “Stairmaster” e mais 20 minutos na bicicleta.
Publicada por Dehnis Cruz

2 comentários:

  1. Daddy King (marthin luther king)

    ResponderEliminar
  2. sabes bem sobre o phelps, mais eu queria saber tb sobre o Roland Schoeman.heehe(brincadeira)
    goxtei bwe do blog.

    AsS: Edivaldo

    ResponderEliminar