Memórias de um século
XX
O raio Laser
O físico alemão Albert Einstein descreveu, em 1917, o processo de que depende o laser, e o herói de banda desenhada Buck Rogers utilizou uma arma de raios laser em 1929. Só 30 anos mais tarde a teoria e a fantasia se transformaram em realidade.
Einstein chegara a conclusão de que quando os atómos são atingidos por radiação- sob a forma de fotões- podem omitir radiação própria, sob a forma de outros fotões , que viajam como um, no mesmo comprimento onda e a velociadade da luz, com o primeiro.
Em 1954 , uma equipa dos laboratórios Bell, chefia por Charles Townes, descobriu como ampliar microondas-radiação electromagnética- com comprimentos de onda curtos não visíveis. Chamaram-lhe maser, uma abriviatura de Microwave Amplification by Stimulated Emission of Radiation- amplificação de microondas por emissão estimulada de radiações-, a sua descoberta viria a tornar viávies os radiotelescópios e a comunicação por satélite.O proximo objectivo era conseguir o mesmo efeito nas frequências dentro do espectro visível
Sem comentários:
Enviar um comentário